Contextos, narrativas e recepções do filme Marighella:
o micro e o macro no Brasil contemporâneo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo examinar algumas relações entre o filme Marighella de Wagner Moura e o contexto vivido no Brasil entre 2017, quando as filmagens começaram, e 2021, quando houve a estreia oficial nos cinemas brasileiros. Este recorte cronológico contempla a escalada conservadora e reacionária que o país tem atravessado desde a eleição à presidência da República de Jair Messias Bolsonaro. Estas reflexões podem ser desenvolvidas a partir de diálogos com autores que se debruçaram sobre a questão das escalas históricas, como Bernard Lepetit, Alban Bensa e Maurizio Gribaldi, e com estudiosos que problematizaram as propriedades narrativas possibilitadas pelo giro linguístico, como Gabrielle Spiegel, Alexandre Avelar, Márcia Gonçalves e Jacques Revel. Além disso, podemos trabalhar as possibilidades de posicionamento do cinema nas disputas do tempo presente e suas repercussões no cenário público através de comentários de diferentes usuários em plataformas digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ygor Pires Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).