Contextos, narrativas e recepções do filme Marighella:

o micro e o macro no Brasil contemporâneo

Autores

  • Ygor Pires Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo examinar algumas relações entre o filme Marighella de Wagner Moura e o contexto vivido no Brasil entre 2017, quando as filmagens começaram, e 2021, quando houve a estreia oficial nos cinemas brasileiros. Este recorte cronológico contempla a escalada conservadora e reacionária que o país tem atravessado desde a eleição à presidência da República de Jair Messias Bolsonaro. Estas reflexões podem ser desenvolvidas a partir de diálogos com autores que se debruçaram sobre a questão das escalas históricas, como Bernard Lepetit, Alban Bensa e Maurizio Gribaldi, e com estudiosos que problematizaram as propriedades narrativas possibilitadas pelo giro linguístico, como Gabrielle Spiegel, Alexandre Avelar, Márcia Gonçalves e Jacques Revel. Além disso, podemos trabalhar as possibilidades de posicionamento do cinema nas disputas do tempo presente e suas repercussões no cenário público através de comentários de diferentes usuários em plataformas digitais.  

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

PIRES MONTEIRO, Ygor. Contextos, narrativas e recepções do filme Marighella: : o micro e o macro no Brasil contemporâneo . Temporalidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 41–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/39219. Acesso em: 5 dez. 2025.