A dinâmica política e religiosa neerlandesa no seiscentos:
uma análise das implicações do contexto da República das Províncias Unidas para os seus empreendimentos expansionistas
Resumo
Resumo: Foram as conquistas ultramarinas que ampliaram a envergadura e alcance dos empreendimentos dos burgueses neerlandeses no século XVII. Contudo, para além de questões meramente econômicas, as dinâmicas políticas, militares e religiosas em que se inscreviam as principais lideranças neerlandesas, influenciariam os processos do movimento republicano europeu nos Países Baixos. Nesse sentido, o presente artigo se debruçará sobre o contexto histórico supracitado, associando-o à origem dos empreendimentos ultramarinos que se viabilizaram pela criação dos dispositivos da Companhia da Índias Orientais e a Companhia das Índias Ocidentais, para discutir os fenômenos fundadores da sociedade holandesa seiscentista.
Palavras-chave: Expansão Ultramarina Neerlandesa; República das Províncias Unidas; Reforma
religiosa holandesa
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos de Assis Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).