A Ditadura Civil-Militar (1964-1985):
Educação e Civismo - Um estudo de caso sobre a EEM Joaquim Magalhães de Itapipoca-CE
Resumo
Resumo: O presente artigo analisa as reformas e as ações dos militares no campo educacional, durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), tendo como foco as repercussões delas na EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca-CE. Nele é feito um paralelo entre o caráter moralizante do ensino, a criação dos Centros Cívicos e o uso do civismo, nas décadas 60, 70 e 80, período instrumentalizado pelos militares para combater a “subversão” e promover o “progresso” no país. Entretanto, apesar de todo o esforço dos militares, esse modelo educacional também demonstra as suas contradições, principalmente nos Centros Cívicos, por serem órgãos políticos, em um momento de abertura democrática no Brasil.
Palavras-chave: Educação; História local; Ditadura Civil-Militar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Robson Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).