A Ditadura Civil-Militar (1964-1985):

Educação e Civismo - Um estudo de caso sobre a EEM Joaquim Magalhães de Itapipoca-CE

Autores

  • Antonio Robson Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

Resumo: O presente artigo analisa as reformas e as ações dos militares no campo educacional, durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), tendo como foco as repercussões delas na EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca-CE. Nele é feito um paralelo entre o caráter moralizante do ensino, a criação dos Centros Cívicos e o uso do civismo, nas décadas 60, 70 e 80, período instrumentalizado pelos militares para combater a “subversão” e promover o “progresso” no país. Entretanto, apesar de todo o esforço dos militares, esse modelo educacional também demonstra as suas contradições, principalmente nos Centros Cívicos, por serem órgãos políticos, em um momento de abertura democrática no Brasil.

Palavras-chave: Educação; História local; Ditadura Civil-Militar.

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Publicado

07-02-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Antonio Robson. A Ditadura Civil-Militar (1964-1985): : Educação e Civismo - Um estudo de caso sobre a EEM Joaquim Magalhães de Itapipoca-CE. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 399–410, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41072. Acesso em: 24 dez. 2025.