Ideias para adiar o fim do sonho (e do sonhar)
aspectos da vida onírica para Ailton Krenak
Resumo
O texto tem como proposta visitar o modo como é abordado o tema do sonho e do sonhar para o filósofo e ambientalista indígena Ailton Alves Lacerda Krenak. Como base teórica, dialogamos com Karen Shihatori (2022), João Jackson Bezerra Viana (2016), Hanna Limulja (2019) e o próprio Krenak (2019; 2020), em um cruzamento com reflexões tecidas por Sidarta Ribeiro (2019) Sigmund Freud (2019) e Tobie Nathan (2011). Em termos de metodologia, empregamos uma revisão bibliográfica, corroborando com a relevância de “adiar o fim dos sonhos” ⸺ ameríndios ⸺, a propósito de como pensa Krenak, expandindo o saber sobre sonhos para outros espaços fora das universidades (SANTOS, 2014) em contraposição a uma ou mais existências alicerçadas no modo de ser/pensar/sonhar delineados pelo capitalismo e colonialismo ocidentais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rômulo Rossy Leal Carvalho Leal Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).