Profissionalização militar e imprensa no Oitocentos: o caso dos periódicos militares (1854-1879)
The Brazilian military institution in the 19th century: the Army seen by military journals (1854-1879)
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama do Exército brasileiro no século XIX pelo olhar dos periódicos militares, publicados entre 1854 e 1879. Tais periódicos estão inseridos dentro do campo da imprensa periódica militar, e configuram-se como fonte e objeto de pesquisa. Durante o século XIX a imprensa periódica militar foi ativa, publicando diversos jornais em muitas províncias do Império. O estudo dos periódicos faz-se importante para compreender o discurso neles veiculado e sua análise contribui com importantes considerações sobre a história do Exército brasileiro no século XIX. Este estudo está inserido dentro do campo da Nova História Militar que, através de um novo foco, auxilia o historiador a lidar com novos problemas e novas perspectivas dentro do estudo das instituições militares. O discurso dos periódicos e da situação do Exército no período nos leva a pensar sobre as questões de profissionalização da força armada brasileira no século XIX e suas implicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda de Santos Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).