Entre o Arkheîon e seus Arcontes
reflexões sobre o arquivo de uma Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Resumo
Este artigo problematiza as práticas arquivísticas dos Estados Nacionais modernos a partir de uma reflexão teórica inicial possibilitada pela atuação prática de estagiários de graduação do curso de História-Licenciatura na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Alfenas, MG (UNIFAL-MG). Apresentamos, primeiramente, uma discussão sobre os arquivos modernos, considerando as contribuições recentes dos campos do arquivismo, da história, da antropologia e da filosofia para uma análise biográfica e etnográfica dos arquivos. Em seguida, apresentamos elementos relacionados à trajetória normativa que conduziu a uma prática específica de digitalização de documentos na UNIFAL-MG. Por fim, apresentamos os relatos de campo dos estagiários que nos permitiram associar nossa interpretação dessas práticas às reflexões teóricas propostas no início do artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Antonio Sabeh, Alex Trindade Barbosa, Karen Alexandra de Santana, Frederico Boff Bonassa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).