Entre o Arkheîon e seus Arcontes

reflexões sobre o arquivo de uma Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Autores

  • Luiz Antonio Sabeh Universidade Federal de Alfenas
  • Alex Trindade Barbosa Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Karen Alexandra de Santana Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Frederico Boff Bonassa Escola Sagrada Família

Resumo

 Este artigo problematiza as práticas arquivísticas dos Estados Nacionais modernos a partir de uma reflexão teórica inicial possibilitada pela atuação prática de estagiários de graduação do curso de História-Licenciatura na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Alfenas, MG (UNIFAL-MG). Apresentamos, primeiramente, uma discussão sobre os arquivos modernos, considerando as contribuições recentes dos campos do arquivismo, da história, da antropologia e da filosofia para uma análise biográfica e etnográfica dos arquivos. Em seguida, apresentamos elementos relacionados à trajetória normativa que conduziu a uma prática específica de digitalização de documentos na UNIFAL-MG. Por fim, apresentamos os relatos de campo dos estagiários que nos permitiram associar nossa interpretação dessas práticas às reflexões teóricas propostas no início do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Trindade Barbosa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (2017). Possui curso técnico em administração pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2003), graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2008), MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2012) e especialização em Gestão de Documentos e Informações pela Faculdade Integrada AVM (2014). Atualmente é técnico administrativo em educação da Universidade Federal de Alfenas, ocupando o cargo de Arquivista. Trabalhou aproximadamente uma década com orçamento público no Comando da Aeronáutica. Tem experiência na área Orçamentária e na área de Ciência da Informação, a última com ênfase em Arquivologia.

Karen Alexandra de Santana, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciada em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua como professora na rede pública de ensino do estado de São Paulo.  

Frederico Boff Bonassa, Escola Sagrada Família

Licenciado em História pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais - UNIFAL-MG em 2018. Atua desde 2020 como professor de Ensino Fundamental e Médio e no Cursinho Popular da cidade de Itu, São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-03-12