Entre o Arkheîon e seus Arcontes

reflexões sobre o arquivo de uma Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Autores/as

  • Luiz Antonio Sabeh Universidade Federal de Alfenas
  • Alex Trindade Barbosa Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Karen Alexandra de Santana Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Frederico Boff Bonassa Escola Sagrada Família
  • Walter Lowande UNIFAL

Resumen

 Este artigo problematiza as práticas arquivísticas dos Estados Nacionais modernos a partir de uma reflexão teórica inicial possibilitada pela atuação prática de estagiários de graduação do curso de História-Licenciatura na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Alfenas, MG (UNIFAL-MG). Apresentamos, primeiramente, uma discussão sobre os arquivos modernos, considerando as contribuições recentes dos campos do arquivismo, da história, da antropologia e da filosofia para uma análise biográfica e etnográfica dos arquivos. Em seguida, apresentamos elementos relacionados à trajetória normativa que conduziu a uma prática específica de digitalização de documentos na UNIFAL-MG. Por fim, apresentamos os relatos de campo dos estagiários que nos permitiram associar nossa interpretação dessas práticas às reflexões teóricas propostas no início do artigo.

Biografía del autor/a

  • Alex Trindade Barbosa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

    Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (2017). Possui curso técnico em administração pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2003), graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2008), MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2012) e especialização em Gestão de Documentos e Informações pela Faculdade Integrada AVM (2014). Atualmente é técnico administrativo em educação da Universidade Federal de Alfenas, ocupando o cargo de Arquivista. Trabalhou aproximadamente uma década com orçamento público no Comando da Aeronáutica. Tem experiência na área Orçamentária e na área de Ciência da Informação, a última com ênfase em Arquivologia.

  • Karen Alexandra de Santana, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
    Licenciada em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua como professora na rede pública de ensino do estado de São Paulo.  
  • Frederico Boff Bonassa, Escola Sagrada Família

    Licenciado em História pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais - UNIFAL-MG em 2018. Atua desde 2020 como professor de Ensino Fundamental e Médio e no Cursinho Popular da cidade de Itu, São Paulo.

  • Walter Lowande, UNIFAL

    Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas, MG, (UNIFAL-MG) desde 2014, onde, atualmente, trabalha principalmente com as áreas de Teoria da História, História da Historiografia e Patrimônio Cultural. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG. Coordenador de Gradução do Curso de História - Licenciatura, e Chefe do Departamento de História. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010) e doutorado em História pela Universidade de Campinas (2018), com período de Doutorado Sanduíche na University of Massachusetts, Dartmouth, EUA. Desenvolveu, entre 2021 e 2022, estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO), linha de pesquisa "Patrimônio, Ensino de História e Historiografia", pesquisando os impactos onto-epistemológicos e narrativos das discussões sobre o Antropoceno no campo da teoria da história e da história da historiografia. Líder do Grupo de Pesquisa Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos. Idealizador do projeto museal intitulado "Existances Museum", que foi premiado pela UK Arts and Humanities Research Council por meio do concurso Reimagining Museums for Climate Action. Autor do livro Do americanismo ao interamericanismo: uma história transnacional da constituição de mundos modernos no Brasil (Campinas: IFCH, Unicamp, 2020, disponível gratuitamente em https://www.ifch.unicamp.br/publicacoes/pf-publicacoes/e-book-walter.pdf) e de artigos, capítulos de livro e comunicações na área de História, com ênfase em História Intelectual, História Transnacional, História das Ciências Sociais e Estudos Críticos do Patrimônio. Dedica-se, atualmente, a pesquisas e atividades relacionadas aos impactos das discussões sobre o Antropoceno na experiência do tempo e nas políticas de patrimônio.

Publicado

2024-03-12