“Pernambuco terá Comissão da Memória e Verdade”: debates sobre a ditadura civil-militar a partir da Comissão D. Helder Camara (2011-2018)

Autores

Resumo

Neste artigo, analisamos parte dos debates sobre a memória da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) em Pernambuco, a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Camara. Compreendemos como pilares basilares dessa comissão: a particularidade do momento político no Estado, os organizadores do relatório e as suas formações profissionais. Como fontes, utilizamos entrevistas realizadas com membros da comissão, o relatório produzido pelo órgão e o Diário Oficial do Estado de Pernambuco. A partir do material, analisamos como a cultura histórica se estabeleceu e qual o caminho percorrido até as considerações finais da comissão. Neste sentido, consideramos que foram envidados esforços para inserir no centro do debate a violência institucional no campo como elemento basilar do que propomos como a cultura histórica sobre a ditadura em Pernambuco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco - UPE

    Professor Associado e Livre-docente da graduação e pós-graduação em História da Universidade de Pernambuco. Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Karlla Karina Pereira Felix, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada pela Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura em História - Campus Mata Norte.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

SILVA DE MOURA, Carlos André; PEREIRA FELIX, Karlla Karina. “Pernambuco terá Comissão da Memória e Verdade”: debates sobre a ditadura civil-militar a partir da Comissão D. Helder Camara (2011-2018). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 112–133, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/51815. Acesso em: 9 jul. 2025.