O impacto da Idade Média Global na historiografia brasileira
Resumo
A História Global é uma abordagem historiográfica que surgiu com o objetivo de se distanciar do eurocentrismo e do nacionalismo metodológico, cruzando fronteiras nacionais e culturais. Assim, a Idade Média Global aplica essa abordagem ao período medieval, incorporando porções conectadas da Afro-Eurásia e ampliando o conceito de Medievo para além da Europa Ocidental. Embora recente na historiografia brasileira, a Idade Média Global está ganhando popularidade acadêmica. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto da Idade Média Global na historiografia brasileira a partir de um levantamento bibliográfico crítico, quantitativo e qualitativo. Assim, analisamos diversas tipologias de fontes, como livros, artigos, teses, dissertações, vídeos, podcasts, programas de disciplinas, editais de concursos, materiais didáticos, simpósios temáticos, dossiês de periódicos, entre outros. Nesse levantamento bibliográfico crítico, examinamos aspectos como impacto, tendências, vertentes, problemáticas e críticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nathalia Marques Bandeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).