Memória, ciência e ditadura: o relato de uma busca e o processo administrativo de Ana Rosa Kucinski (1974/2011)
the report of a search and the administrative process of Ana Rosa Kucinski (1974/2011)
Resumo
Este artigo tem o objetivo de problematizar relações e articulações entre a ditadura de 1964 e a Universidade de São Paulo (USP). Para isso, partimos da análise do romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, e do processo administrativo 17.499/74 da USP em 1974. Ambos os documentos possibilitam refletir sobre a prisão política da professora doutora de química da USP, Ana Rosa Kucinski, que desapareceu sem deixar vestígios no dia 22 de abril de 1974. A partir da leitura atenta das fontes levantadas, investigando dimensões políticas e ditatoriais no ambiente acadêmico na década de 1970, buscamos apreender relações amplas entre as temáticas de memória, ciência e ditadura, discutindo ainda intersecções entre o conhecimento histórico, a literatura e o direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avelino Pedro Nunes Bento da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







