Memórias sobre o Boi da Manta de Pedro Leopoldo (MG): uma análise da festa popular através da História Oral e dos periódicos
Resumo
Esta pesquisa dedicou-se a analisar a festa popular do Boi da Manta, realizada anualmente na cidade de Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte. Para problematizar em que medida a existência de uma festa mais antiga que a própria cidade impacta a vida social, cultural e política dos moradores da cidade, recorremos a relatos orais e aos jornais locais, utilizando a metodologia de História Oral e da análise de periódicos. Identificamos, assim, a relação dialética e circular entre as memórias dos foliões e o discurso jornalístico. Com esse trabalho de investigação, concluímos que a identidade pedroleopoldense é intrinsecamente ligada à manutenção da tradição festiva, que perpassa as dinâmicas do mundo do trabalho e da relação geracional familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bheatriz Alexsandra Rocha de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).