O agenciamento no cativeiro: estudos de caso como ferramenta metodológica para o entendimento da dimensão da subjetividade nos processos decisórios numa sociedade escravista
Palavras-chave:
Agenciamento escravo, Contingência histórica, Identidades de grupoResumo
Este artigo visa tecer algumas reflexões teóricas acerca dos processos de individuação no cativeiro, bem como algumas considerações sobre os elementos imperativos e subjetivos vinculados aos processos decisórios e à efetuação de escolhas de indivíduos escravizados e libertos. Através dos aportes teórico-metodológicos oferecidos pela micro-história italiana, associada à análise sociológica de Norbert Elias, este artigo procura explorar os potenciais analíticos de categorias como: incerteza, racionalidade limitada, modelos generativos, maximização de ganhos, rede social, identidades, para o entendimento dos limites e alcances do agenciamento escravo e de grupos subalternos na sociedade escravista.
ABSTRACT: This article aims to make some theoretical reflections about the process of individuation in captivity, as well as some considerations about the requirements and elements linked to the subjective decision-making processes and choices of individuals effecting slaves and freedmen. Through the theoretical and methodological contributions offered by Italian microhistory, coupled with the sociological analysis of Norbert Elias, this article seeks to explore the potential of analytical categories such as: uncertainty, bounded rationality, generative models, maximizing profits, social networking, identity, for understanding the limits and scope of the agency subordinate groups and slave in a slave society.
KEYWORDS: Slave agency, Historical contingency, Group identities.
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