Intituições de ensino e as ações sociais pela perspectiva de Pe. Aloysio Jacobi

Autores

Resumo

Neste artigo, analisamos as contribuições educacionais e sociais desenvolvidas pelo padre alemão Aloysio Jacobi, entre as décadas de 1940 e 1970, período em que os municípios da Mesorregião Centro-Ocidental do Paraná, como Campo Mourão, Peabiru e Engenheiro Beltrão, estavam em processo de formação. O corpus empírico da pesquisa é composto por livros tombos, atas, circulares, ofícios, arquivos paroquiais e jornais da época. A partir de uma abordagem biográfica, investigamos como o Pe. Aloysio, além de exercer sua função religiosa na “cura das almas”, contribuiu para a criação de instituições de ensino e para o desenvolvimento de ações sociais na região. O estudo evidencia a proximidade, nem sempre pacífica, entre Igreja e Estado, demonstrando como a Igreja Católica desempenhou um papel central na educação e no apoio assistencial às comunidades locais. A análise visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre religião, educação e poder político na formação dessas comunidades, ressaltando o impacto dessas iniciativas no desenvolvimento social da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucinéia Aparecida Gomes Pereira, Unespar

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2010). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pela ESAP. Especialização em Gestão Educacional: administração, supervisão e orientação pela CENSUPEG. Secretaria paroquial e arquivista da Paróquia São João Batista de Peabiru - PR, coordena os registros históricos e documentos eclesiais relativos à Igreja Mariz, colaborando com o Arquivo Histórico Diocesano Padre Aloysio Jacobi da Diocese de Campo Mourão.

  • Frank Antonio Mezzomo, Unespar

    Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Complutense/Madrid. Doutorado e Mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Filosofia e Especialização em História Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor Associado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando nos seguintes Programas de Pós-Graduação: História Pública; Ensino História; e PPG Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento. Exerceu funções administrativas como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador do PPG Interdisciplinar e na Coordenação Institucional do PIBIC/CNPq. Participou do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária desde 2014, atuando na Coordenação na gestão 2020/2024. Atua na Coordenação da Associação Brasileira de História das Religiões / Sul desde 2020. Editor da Revista NUPEM, líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e participante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Evangélicos, Poder e Política na América Latina e MEMENTO Espaço Biográfico e História da Historiografia. Desenvolve pesquisas com as temáticas de religião, política, (auto)biografia, memória, identidades, em diálogos com a Antropologia e Sociologia.

  • Fábio Alexandro Sexugi, Unespar

    Fábio Sexugi é formado em Letras – Português/Inglês e é mestre em Sociedade e Desenvolvimento. Suas pesquisas investigam a interface entre religião e política, com destaque ao fenômeno da eleitoralização da Renovação Carismática Católica no Paraná. Seu trabalho analisa o uso de símbolos e discursos religiosos na construção de candidaturas proporcionais promovidas pelo Ministério Fé e Política, explorando a influência religiosa no cenário eleitoral. É escritor, poeta e professor da educação básica, com experiência também no ensino superior.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

APARECIDA GOMES PEREIRA, Lucinéia; MEZZOMO, Frank Antonio; SEXUGI, Fábio Alexandro. Intituições de ensino e as ações sociais pela perspectiva de Pe. Aloysio Jacobi. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 231–255, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/55589. Acesso em: 12 jun. 2025.