Instituciones Educativas y Acciones Sociales desde la Perspectiva del P. Aloysio Jacobi

Autores/as

Resumen

En este artículo, analizamos las contribuciones educativas y sociales desarrolladas por el padre alemán Aloysio Jacobi, entre las décadas de 1940 y 1970, período en el que los municipios de la Mesorregión Centro-Occidental de Paraná, como Campo Mourão, Peabiru y Engenheiro Beltrão, estaban en proceso de formación. El corpus empírico de la investigación está compuesto por libros de registros, actas, circulares, oficios, archivos parroquiales y periódicos de la época. A partir de un enfoque biográfico, investigamos cómo el P. Aloysio, además de ejercer su función religiosa en la "cura de las almas", contribuyó a la creación de instituciones educativas y al desarrollo de acciones sociales en la región. El estudio evidencia la proximidad, no siempre pacífica, entre Iglesia y Estado, demostrando cómo la Iglesia Católica desempeñó un papel central en la educación y en el apoyo asistencial a las comunidades locales. El análisis tiene como objetivo contribuir a la comprensión de las dinámicas entre religión, educación y poder político en la formación de estas comunidades, resaltando el impacto de estas iniciativas en el desarrollo social de la región.

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Biografía del autor/a

  • Lucinéia Aparecida Gomes Pereira, Unespar

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2010). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pela ESAP. Especialização em Gestão Educacional: administração, supervisão e orientação pela CENSUPEG. Secretaria paroquial e arquivista da Paróquia São João Batista de Peabiru - PR, coordena os registros históricos e documentos eclesiais relativos à Igreja Mariz, colaborando com o Arquivo Histórico Diocesano Padre Aloysio Jacobi da Diocese de Campo Mourão.

  • Frank Antonio Mezzomo, Unespar

    Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Complutense/Madrid. Doutorado e Mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Filosofia e Especialização em História Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor Associado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando nos seguintes Programas de Pós-Graduação: História Pública; Ensino História; e PPG Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento. Exerceu funções administrativas como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador do PPG Interdisciplinar e na Coordenação Institucional do PIBIC/CNPq. Participou do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária desde 2014, atuando na Coordenação na gestão 2020/2024. Atua na Coordenação da Associação Brasileira de História das Religiões / Sul desde 2020. Editor da Revista NUPEM, líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e participante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Evangélicos, Poder e Política na América Latina e MEMENTO Espaço Biográfico e História da Historiografia. Desenvolve pesquisas com as temáticas de religião, política, (auto)biografia, memória, identidades, em diálogos com a Antropologia e Sociologia.

  • Fábio Alexandro Sexugi, Unespar

    Fábio Sexugi é formado em Letras – Português/Inglês e é mestre em Sociedade e Desenvolvimento. Suas pesquisas investigam a interface entre religião e política, com destaque ao fenômeno da eleitoralização da Renovação Carismática Católica no Paraná. Seu trabalho analisa o uso de símbolos e discursos religiosos na construção de candidaturas proporcionais promovidas pelo Ministério Fé e Política, explorando a influência religiosa no cenário eleitoral. É escritor, poeta e professor da educação básica, com experiência também no ensino superior.

Publicado

2025-04-10

Cómo citar

APARECIDA GOMES PEREIRA, Lucinéia; MEZZOMO, Frank Antonio; SEXUGI, Fábio Alexandro. Instituciones Educativas y Acciones Sociales desde la Perspectiva del P. Aloysio Jacobi. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 231–255, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/55589. Acesso em: 13 dec. 2025.