Intituições de ensino e as ações sociais pela perspectiva de Pe. Aloysio Jacobi
Resumo
Neste artigo, analisamos as contribuições educacionais e sociais desenvolvidas pelo padre alemão Aloysio Jacobi, entre as décadas de 1940 e 1970, período em que os municípios da Mesorregião Centro-Ocidental do Paraná, como Campo Mourão, Peabiru e Engenheiro Beltrão, estavam em processo de formação. O corpus empírico da pesquisa é composto por livros tombos, atas, circulares, ofícios, arquivos paroquiais e jornais da época. A partir de uma abordagem biográfica, investigamos como o Pe. Aloysio, além de exercer sua função religiosa na “cura das almas”, contribuiu para a criação de instituições de ensino e para o desenvolvimento de ações sociais na região. O estudo evidencia a proximidade, nem sempre pacífica, entre Igreja e Estado, demonstrando como a Igreja Católica desempenhou um papel central na educação e no apoio assistencial às comunidades locais. A análise visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre religião, educação e poder político na formação dessas comunidades, ressaltando o impacto dessas iniciativas no desenvolvimento social da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucinéia Aparecida Gomes Pereira, Frank Antonio Mezzomo, Fábio Alexandro Sexugi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).