Educational Institutions and Social Actions from the perspective of Fr. Aloysio Jacobi

Authors

Abstract

In this article, we analyze the educational and social contributions made by the German priest Aloysio Jacobi between the 1940s and 1970s, a period when the municipalities of the Mesoregion Centro-Ocidental do Paraná, such as Campo Mourão, Peabiru, and Engenheiro Beltrão, were in the process of formation. The empirical corpus of the research consists of archival books, minutes, circulars, official documents, parish archives, and newspapers from that time. Using a biographical approach, we investigate how Father Aloysio, in addition to performing his religious duties in “the care of souls”, contributed to the establishment of educational institutions and the development of social actions in the region. The study highlights the often contentious relationship between Church and State, demonstrating how the Catholic Church played a central role in education and in providing support to local communities. The analysis aims to contribute to understanding the dynamics between religion, education, and political power in the formation of these communities, emphasizing the impact of these initiatives on the region's social development.

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Author Biographies

  • Lucinéia Aparecida Gomes Pereira, Unespar

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2010). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais pela ESAP. Especialização em Gestão Educacional: administração, supervisão e orientação pela CENSUPEG. Secretaria paroquial e arquivista da Paróquia São João Batista de Peabiru - PR, coordena os registros históricos e documentos eclesiais relativos à Igreja Mariz, colaborando com o Arquivo Histórico Diocesano Padre Aloysio Jacobi da Diocese de Campo Mourão.

  • Frank Antonio Mezzomo, Unespar

    Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Complutense/Madrid. Doutorado e Mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Filosofia e Especialização em História Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor Associado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando nos seguintes Programas de Pós-Graduação: História Pública; Ensino História; e PPG Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento. Exerceu funções administrativas como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador do PPG Interdisciplinar e na Coordenação Institucional do PIBIC/CNPq. Participou do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária desde 2014, atuando na Coordenação na gestão 2020/2024. Atua na Coordenação da Associação Brasileira de História das Religiões / Sul desde 2020. Editor da Revista NUPEM, líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e participante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Evangélicos, Poder e Política na América Latina e MEMENTO Espaço Biográfico e História da Historiografia. Desenvolve pesquisas com as temáticas de religião, política, (auto)biografia, memória, identidades, em diálogos com a Antropologia e Sociologia.

  • Fábio Alexandro Sexugi, Unespar

    Fábio Sexugi é formado em Letras – Português/Inglês e é mestre em Sociedade e Desenvolvimento. Suas pesquisas investigam a interface entre religião e política, com destaque ao fenômeno da eleitoralização da Renovação Carismática Católica no Paraná. Seu trabalho analisa o uso de símbolos e discursos religiosos na construção de candidaturas proporcionais promovidas pelo Ministério Fé e Política, explorando a influência religiosa no cenário eleitoral. É escritor, poeta e professor da educação básica, com experiência também no ensino superior.

Published

2025-04-10

How to Cite

APARECIDA GOMES PEREIRA, Lucinéia; MEZZOMO, Frank Antonio; SEXUGI, Fábio Alexandro. Educational Institutions and Social Actions from the perspective of Fr. Aloysio Jacobi. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 231–255, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/55589. Acesso em: 14 dec. 2025.