A zona urbana de Picos-PI, o capitalismo editorial e a produção narrativa-imagética das cidades-modelo
Resumen
O texto tem como proposta analisar como o conceito de “capitalismo editorial”, discutido por Benedict Anderson (2008), contribui para os estudos sobre a formação de cidades-modelo. Nesse contexto, o trabalho foca na construção narrativa-imagética que colaborou para a consolidação de Picos como a cidade-modelo do Piauí, símbolo de desenvolvimento e progresso. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas pesquisas acadêmicas sobre a urbe e a revista Picos 100 anos: 1890-1990. A metodologia empregada é qualitativa e segue as orientações de Luca (2008) para a análise de textos e ilustrações difundidos por meio da imprensa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Graziela Reis da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







