A zona urbana de Picos-PI, o capitalismo editorial e a produção narrativa-imagética das cidades-modelo

Authors

Abstract

O texto tem como proposta analisar como o conceito de “capitalismo editorial”, discutido por Benedict Anderson (2008), contribui para os estudos sobre a formação de cidades-modelo. Nesse contexto, o trabalho foca na construção narrativa-imagética que colaborou para a consolidação de Picos como a cidade-modelo do Piauí, símbolo de desenvolvimento e progresso. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas pesquisas acadêmicas sobre a urbe e a revista Picos 100 anos: 1890-1990. A metodologia empregada é qualitativa e segue as orientações de Luca (2008) para a análise de textos e ilustrações difundidos por meio da imprensa. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Graziela Reis da Silva, Programa de Pós-graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Published

2026-01-07

How to Cite

REIS DA SILVA, Graziela. A zona urbana de Picos-PI, o capitalismo editorial e a produção narrativa-imagética das cidades-modelo. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–23, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/56806. Acesso em: 16 jan. 2026.