A zona urbana de Picos-PI, o capitalismo editorial e a produção narrativa-imagética das cidades-modelo
Abstract
O texto tem como proposta analisar como o conceito de “capitalismo editorial”, discutido por Benedict Anderson (2008), contribui para os estudos sobre a formação de cidades-modelo. Nesse contexto, o trabalho foca na construção narrativa-imagética que colaborou para a consolidação de Picos como a cidade-modelo do Piauí, símbolo de desenvolvimento e progresso. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas pesquisas acadêmicas sobre a urbe e a revista Picos 100 anos: 1890-1990. A metodologia empregada é qualitativa e segue as orientações de Luca (2008) para a análise de textos e ilustrações difundidos por meio da imprensa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Graziela Reis da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







