Kirchenblatt, Sonntagsblatt e Der Lutheraner: a imprensa periódica luterana no Brasil

Autores

  • Janaína Helfenstein Universidade Estadual Paulista - Unesp campus de Franca.

Palavras-chave:

Imprensa Periódica, Luteranismo, Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações iniciais a respeito do estudo da imprensa periódica organizada, produzida e divulgada pelas duas principais vertentes do luteranismo no Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e seu periódico intitulado “Sonntagsblatt” e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), que possuía duas publicações de maior circulação; o jornal “Kirchemblatt” e a revista Der Lutheraner. Trataremos aqui, ainda que minimamente, do posicionamento de tais vertentes e, sobretudo, de seus periódicos sobre a identidade germânica entre o final do século XIX até meados do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Helfenstein, Universidade Estadual Paulista - Unesp campus de Franca.

Doutoranda em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista, sob orientação da professora Dra. Dora Isabel Paiva da Costa. Bolsista Capes. Possuí pesquisas na área de História da Família e Demografia Histórica com ênfase na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Referências

DREHER, Martin Norberto. História do povo luterano. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

FUERBRINGER, Ludwig. Ausland. Geistliche Noth in Brasilien (Estrangeiros. Angústia espiritual no Brasil). In: Der Lutheraner. St. Louis Missouri. 13 de fevereiro de 1894.

GERTZ, René E. Os Luteranos no Brasil. Revista de História Regional v.6, n.2: 9-33, Inverno 2001.

HUFF JUNIOR, Arnaldo Érico. Vozes da Ortodoxia. O Sínodo de Missouri e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil: processos de formação e relações nos contextos da I Guerra Mundial e do final do Regime Militar. Tese (Doutorado em Ciência da Religião). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, 2006.

PORTELLA, Rodrigo. Fé, Cultura e Norma Eclesiástica: A gênese da Igreja Luterana no Brasil – Organização Popular e Tutela Eclesiástica. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 16, n. 7/8, jul/ago 2006.

PRIEN, Hans-Jürgen. Formação da Igreja Evangélica no Brasil. Das comunidades teuto-evangélicas de imigrantes até a Igreja de Confissão Luterana no Brasil. São Leopoldo: Sinodal. Petrópolis: Vozes, 2001.

REHFELDT, Mário Luis. Um grão de mostarda: a história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. 1 vol. Porto Alegre: Concórdia, 2003.

STEYER, Walter O. Os imigrantes alemães no Rio Grande do Sul e o Luteranismo: a fundação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e o confronto com o Sínodo Rio-Grandense 1900-1904. Porto Alegre: Singulart, 1999.

WIRTH, Lauri Emílio. O protestantismo brasileiro de rito luterano. In: Revista USP. São Paulo, n. 67, p. 68-77, setembro/novembro 2005.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-01-31