Gerda Taro, fotógrafa da Guerra Civil Espanhola: trajetória, esquecimento e memória
Palabras clave:
Guerra Civil Espanhola, Gerda Taro, Memória e esquecimentoResumen
Este artigo pretende estudar as construções de imagem direcionadas à Gerda Taro, fotógrafa da Guerra Civil Espanhola, relacionando-as às dinâmicas de produção de memória e esquecimento mobilizadas nos diferentes contextos históricos nos quais se inserem. Nessa perspectiva, a construção de memória realizada após a morte da fotógrafa, ainda durante a guerra, será estudada por meio da análise de publicações do Ce Soir, jornal que projetou a imagem de Taro como heroína antifascista. Depois, seu esquecimento será explorado a partir do período pós-guerra, marcado pela vitória dos nacionalistas. Por fim, a rememoração será investigada a partir do reaparecimento de um conjunto de três caixas contendo negativos da Guerra Civil Espanhola, conhecidas como “Maleta Mexicana”, que coincidiu com o momento de demandas sociais pela recuperação da memória histórica, impulsionadas durante os anos 2000 na Espanha. Com isso, além de reconhecer a atuação da fotógrafa, este trabalho almeja refletir a respeito das elaborações de memória e esquecimento, influenciadas pelas distintas conjunturas.
Descargas
Referencias
ALBERTI, Rafael. Capítulo XIV. In: ALBERTI, Rafael. La arboleda perdida. Madri: Alianza Editorial, 1998, v. 2.
ALLAN, Ted. Le recit de Ted Allan blessé aux côtés de Gerda Taro. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 152, p. 5, 1 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633657g/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
BOE. Ley nº 52, de 27 de dezembro de 2007. Por la que se reconocen y amplían derechos y se establecen medidas en favor de quienes padecieron persecución o violencia durante la guerra civil y la dictadura. Espanha, n. 310, 27 dez. 2007. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2007-22296. Acesso em: 20 abr. 2025.
BUADES, Josep. A Guerra Civil Espanhola. São Paulo: Contexto, 2022
CALERO, Francisco. La construcción de la memoria y el olvido en la España democrática. Ayer. Revista de Historia Contemporánea, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 298–319, 2003. Disponível em: https://www.revistasmarcialpons.es/revistaayer/article/view/sevillano-construccion-memoria-olvido-espana-democratica. Acesso em: 20 abr. 2025.
CASANOVA, Julián. Una dictadura de cuarenta años. In: CASANOVA, Julián (org.) et al. Morir, matar, sobrevivir: la violencia en la dictadura de Franco. Barcelona: Crítica, 2002.
CATROGA, Fernando. Memória, História e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2015.
CE QUE Gerda Taro a vu la veille de sa mort. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 161, p. 8, 10 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633666f/f8.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
CUÉ, Carlos; DÍEZ, Anabel. El proyecto de Ley de Memoria Histórica divide al Congreso. El País, [S.l.], 13 dez. 2006. Disponível em: https://elpais.com/diario/2006/12/14/espana/1166050822_850215.html. Acesso em: 12 nov. 2024.
FABER, Sebastiaan. On Revelation: What can we learn from the Mexican Suitcase?. In: Memory Battles of the Spanish Civil War: History, fiction, photography. Nashville: Vanderbilt University Press, 2018.
FRANCO, Rosario Ruiz. Miradas fotográficas de la Guerra Civil Española: de Gerda Taro a Robert Capa. In: La imagen como reflejo de la violencia y como control social, 2008. Actas del I Congreso Internacional sobre Imagen, Cultura y Tecnología. Madri: Universidad Carlos III, pp. 286-297.
FREITAS, Mauricio Ferreira. A fotografia de guerra como documento: Robert Capa e Gerda Taro na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Acesso em: 18 out. 2024.
GARCÍA, Hugo. Was there an antifascist culture in Spain during the 1930s? In: GARCÍA, Hugo et al. (ed.). Rethinking Antifascism History, Memory and Politics, 1922 to the Present. New York: Berghahn Books, 2016.
GERDA Taro, nuestra camarada, ha muerto. El Mono Azul, Madrid, ano 2, n. 26, p. 1, 29 jul. 1937. Disponível em: https://hemerotecadigital.bne.es/hd/es/viewer?id=740776c7-7c8a-4709-810d-95561a50cd0c. Acesso em: 21 abr. 2025.
GERDA Taro, suivie d'une foule émue, a été portée ce matin au Père-Lachaise. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 153, p. 1, 2 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633658w/f1.image. Acesso em: 20 abr. 2024.
HUGH, Thomas. La Guerra Civil Española. Barcelona: Círculo de Lectores, 1977.
JIMÉNEZ, Lorna Beatriz Arroyo. Documentalismo técnico en la Guerra Civil española: inicios del fotoperiodismo moderno en relación a la obra fotográfica de Gerda Taro. 2010. 609 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universitat Jaume I, Castellón, 2011.
JULIÁ, Santos. Echar al olvido: memoria y amnistía en la transición a la democracia. Claves de Razón Práctica, n. 129, 2003.
LE CORPS de Gerda Taro arrivera demain à Paris. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 150, p. 3, 30 jul. 1937. Disponível em:https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633655n/f3.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
LE CORPS de Gerda Taro est arrive ce matin a Paris. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 151, p. 5, 31 jul. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k76336562/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025
LES OBSEQUES. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 148, p. 5, 28 jul. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633653t/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
PRESTON, Paul. Guerra Civil Española: reacción, revolución y venganza. Barcelona: Debolsillo, 2011.
RIO, Marie-Noël. Crear un periódico de combate. Le Monde Diplomatique en Español. [S.l.], 2019. Disponível em: https://mondiplo.com/crear-un-periodico-de-combate. Acesso em: 20 abr. 2025.
RIQUER, Borja de. La crisis de la dictadura. In: CASANOVA, Julían (coord.) et al. Cuarenta años con Franco. Barcelona: Crítica, 2015.
ROSSI, Maura. Obreros de la imagen: memoria(s) de Gerda Taro. KAMCHATKA, [S.l.], v. 14, p. 269-288, 2019.
SCHABER, Irme. Gerta Taro: fotoreporterin im spanischen Burgerkrieg. Marburg: Jonas Verlag, 1994.
SCHONS, Donna. Vandalismus in Leipzig: Öffentliche Installation jüdischer Fotografin zerstört. Monopol: Magazin für Kunst und Leben, [S.l.], 11 ago. 2016. Disponível em: https://www.monopol-magazin.de/%C3%B6ffentliche-installation-j%C3%BCdischer-fotografin-zerst%C3%B6rt?photo=0#slideshow. Acesso em: 23 abr. 2025.
SCHWARZMANTEL, John. Nationalism and socialist internationalism. In: BREUILLY, John (ed.). The Oxford handbook of the history of nationalism. Oxford: Oxford University Press, 2013.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
THE MEXICAN Suitcase. Direção: Trisha Ziff. Los Angeles: 212 Berlin, 2011. 1 DVD (86 min.).
WHELAN, Richard. Robert Capa: a biography. Lincoln: University of Nebraska Press, 1985.
YUSTA, Mercedes. La “recuperación de la memoria histórica”: ¿Una reescritura de la historia en el espacio publico? (1995-2005). Revista de Historiografía, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 105-117, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Deborah Naara Rodrigues Pontes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







