Gerda Taro, fotógrafa da Guerra Civil Espanhola: trajetória, esquecimento e memória
Palavras-chave:
Guerra Civil Espanhola, Gerda Taro, Memória e esquecimentoResumo
Este artigo pretende estudar as construções de imagem direcionadas à Gerda Taro, fotógrafa da Guerra Civil Espanhola, relacionando-as às dinâmicas de produção de memória e esquecimento mobilizadas nos diferentes contextos históricos nos quais se inserem. Nessa perspectiva, a construção de memória realizada após a morte da fotógrafa, ainda durante a guerra, será estudada por meio da análise de publicações do Ce Soir, jornal que projetou a imagem de Taro como heroína antifascista. Depois, seu esquecimento será explorado a partir do período pós-guerra, marcado pela vitória dos nacionalistas. Por fim, a rememoração será investigada a partir do reaparecimento de um conjunto de três caixas contendo negativos da Guerra Civil Espanhola, conhecidas como “Maleta Mexicana”, que coincidiu com o momento de demandas sociais pela recuperação da memória histórica, impulsionadas durante os anos 2000 na Espanha. Com isso, além de reconhecer a atuação da fotógrafa, este trabalho almeja refletir a respeito das elaborações de memória e esquecimento, influenciadas pelas distintas conjunturas.
Downloads
Referências
ALBERTI, Rafael. Capítulo XIV. In: ALBERTI, Rafael. La arboleda perdida. Madri: Alianza Editorial, 1998, v. 2.
ALLAN, Ted. Le recit de Ted Allan blessé aux côtés de Gerda Taro. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 152, p. 5, 1 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633657g/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM, 2014.
BOE. Ley nº 52, de 27 de dezembro de 2007. Por la que se reconocen y amplían derechos y se establecen medidas en favor de quienes padecieron persecución o violencia durante la guerra civil y la dictadura. Espanha, n. 310, 27 dez. 2007. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2007-22296. Acesso em: 20 abr. 2025.
BUADES, Josep. A Guerra Civil Espanhola. São Paulo: Contexto, 2022
CALERO, Francisco. La construcción de la memoria y el olvido en la España democrática. Ayer. Revista de Historia Contemporánea, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 298–319, 2003. Disponível em: https://www.revistasmarcialpons.es/revistaayer/article/view/sevillano-construccion-memoria-olvido-espana-democratica. Acesso em: 20 abr. 2025.
CASANOVA, Julián. Una dictadura de cuarenta años. In: CASANOVA, Julián (org.) et al. Morir, matar, sobrevivir: la violencia en la dictadura de Franco. Barcelona: Crítica, 2002.
CATROGA, Fernando. Memória, História e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2015.
CE QUE Gerda Taro a vu la veille de sa mort. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 161, p. 8, 10 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633666f/f8.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
CUÉ, Carlos; DÍEZ, Anabel. El proyecto de Ley de Memoria Histórica divide al Congreso. El País, [S.l.], 13 dez. 2006. Disponível em: https://elpais.com/diario/2006/12/14/espana/1166050822_850215.html. Acesso em: 12 nov. 2024.
FABER, Sebastiaan. On Revelation: What can we learn from the Mexican Suitcase?. In: Memory Battles of the Spanish Civil War: History, fiction, photography. Nashville: Vanderbilt University Press, 2018.
FRANCO, Rosario Ruiz. Miradas fotográficas de la Guerra Civil Española: de Gerda Taro a Robert Capa. In: La imagen como reflejo de la violencia y como control social, 2008. Actas del I Congreso Internacional sobre Imagen, Cultura y Tecnología. Madri: Universidad Carlos III, pp. 286-297.
FREITAS, Mauricio Ferreira. A fotografia de guerra como documento: Robert Capa e Gerda Taro na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Acesso em: 18 out. 2024.
GARCÍA, Hugo. Was there an antifascist culture in Spain during the 1930s? In: GARCÍA, Hugo et al. (ed.). Rethinking Antifascism History, Memory and Politics, 1922 to the Present. New York: Berghahn Books, 2016.
GERDA Taro, nuestra camarada, ha muerto. El Mono Azul, Madrid, ano 2, n. 26, p. 1, 29 jul. 1937. Disponível em: https://hemerotecadigital.bne.es/hd/es/viewer?id=740776c7-7c8a-4709-810d-95561a50cd0c. Acesso em: 21 abr. 2025.
GERDA Taro, suivie d'une foule émue, a été portée ce matin au Père-Lachaise. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 153, p. 1, 2 ago. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633658w/f1.image. Acesso em: 20 abr. 2024.
HUGH, Thomas. La Guerra Civil Española. Barcelona: Círculo de Lectores, 1977.
JIMÉNEZ, Lorna Beatriz Arroyo. Documentalismo técnico en la Guerra Civil española: inicios del fotoperiodismo moderno en relación a la obra fotográfica de Gerda Taro. 2010. 609 p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universitat Jaume I, Castellón, 2011.
JULIÁ, Santos. Echar al olvido: memoria y amnistía en la transición a la democracia. Claves de Razón Práctica, n. 129, 2003.
LE CORPS de Gerda Taro arrivera demain à Paris. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 150, p. 3, 30 jul. 1937. Disponível em:https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633655n/f3.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
LE CORPS de Gerda Taro est arrive ce matin a Paris. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 151, p. 5, 31 jul. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k76336562/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025
LES OBSEQUES. Ce Soir, Paris, ano 1, n. 148, p. 5, 28 jul. 1937. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7633653t/f5.item. Acesso em: 20 abr. 2025.
PRESTON, Paul. Guerra Civil Española: reacción, revolución y venganza. Barcelona: Debolsillo, 2011.
RIO, Marie-Noël. Crear un periódico de combate. Le Monde Diplomatique en Español. [S.l.], 2019. Disponível em: https://mondiplo.com/crear-un-periodico-de-combate. Acesso em: 20 abr. 2025.
RIQUER, Borja de. La crisis de la dictadura. In: CASANOVA, Julían (coord.) et al. Cuarenta años con Franco. Barcelona: Crítica, 2015.
ROSSI, Maura. Obreros de la imagen: memoria(s) de Gerda Taro. KAMCHATKA, [S.l.], v. 14, p. 269-288, 2019.
SCHABER, Irme. Gerta Taro: fotoreporterin im spanischen Burgerkrieg. Marburg: Jonas Verlag, 1994.
SCHONS, Donna. Vandalismus in Leipzig: Öffentliche Installation jüdischer Fotografin zerstört. Monopol: Magazin für Kunst und Leben, [S.l.], 11 ago. 2016. Disponível em: https://www.monopol-magazin.de/%C3%B6ffentliche-installation-j%C3%BCdischer-fotografin-zerst%C3%B6rt?photo=0#slideshow. Acesso em: 23 abr. 2025.
SCHWARZMANTEL, John. Nationalism and socialist internationalism. In: BREUILLY, John (ed.). The Oxford handbook of the history of nationalism. Oxford: Oxford University Press, 2013.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
THE MEXICAN Suitcase. Direção: Trisha Ziff. Los Angeles: 212 Berlin, 2011. 1 DVD (86 min.).
WHELAN, Richard. Robert Capa: a biography. Lincoln: University of Nebraska Press, 1985.
YUSTA, Mercedes. La “recuperación de la memoria histórica”: ¿Una reescritura de la historia en el espacio publico? (1995-2005). Revista de Historiografía, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 105-117, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Deborah Naara Rodrigues Pontes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







