Da Infraestrutura intelectual ao contexto das Injustiças de Clio. Considerações sobre a crítica de Clóvis Moura à Historiografia Brasileira
Palavras-chave:
Clóvis Moura, Pensamento Histórico, História da Historiografia BrasileiraResumo
O presente texto consiste em estudo da infraestrutura intelectual da obra Injustiças de Clio - O Negro na historiografia brasileira por Clóvis Moura. Problematiza-se, a partir da análise do sistema de ideias, premissas, objetos e tese, se o autor, de fato, foi capaz de comprovar, a partir da analítica historiográfica, a relação estruturante entre racismo e historiografia como um elemento subjacente a representação do sujeito negro na interpretação histórica? Para tal, tomamos o texto de Clóvis Moura como documento histórico da História do Pensamento Histórico no Brasil, primeiramente lhe aplicando uma crítica imanente e posteriormente identificando-lhe em seu contexto originário. Tal exercício é realizado no objetivo de compreender quais foram as contribuições de Clóvis Moura a História da Historiografia, assim como também investigar a pertinência de dar continuidade aos seus estudos atualmente.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
ARAUJO, Valdei Lopes de. História da historiografia como analítica da historicidade. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 6, n. 12, p. 34-44, 2013.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Historiografia e cultura histórica: notas para um debate. Ágora, v. 11, n. 1, p. 31-47, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MOURA, Clóvis. As injustiças de Clio: o negro na historiografia brasileira. São Paulo: Editora Dandara, 2025.
IGLÉSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil: capítulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000.
USP. Colonialismo ainda deixa marcas nas relações internacionais: obra serve como alerta às ameaças que pautam a evolução da história humana e faz ressalvas a anacronismos. Jornal da USP, São Paulo, 21 fev. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=226127. Acesso em: 30 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Rodrigo Fernandes Vicente, Juan Michel Montezuma dos Santos, Rômulo da Silva Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







