Impressos e as Guerras Civis Inglesas (1640-1660)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo abordar de que forma os impressos vêm constituindo um rico campo de análise sobre as Guerras Civis Inglesas do século XVII. A partir de levantamento de bibliografia que aborda as diferentes facetas da temática – a profusão impressa característica das décadas de 1640 e 1650, a questão da censura, o impacto da prensa para a popularização da cultura escrita na Inglaterra e a natureza dos impressos como panfletos e broadsides, por exemplo, - , buscamos apontar caminhos para a lida com algumas das fontes preservadas na coleção do livreiro George Thomason, a Thomason Tracts. Abordamos de que modo a ascensão da esfera pública na Inglaterra do século XVII pode ser pensada em conjunto com a popularização dos impressos, indicando de que forma isso abriu portas para formas de atuação política através da escrita. Pensando a questão das atuações radicais, mais particularmente a do grupo dos Diggers, demonstramos como a mobilização de uma dada opinião pública através da fabricação e disputa de representações passaram a fazer parte da atuação escrita do grupo, fornecendo um exemplo de como questões relativas à utilização de identidades coletivas foram características do período das Guerras Civis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).