Gênero, infância e política social no Boletim da LBA (Paraíba, 1947-1955)
Resumo
O texto constrói uma genealogia dos modos de governo da infância no Brasil, com especial enfoque para a construção de uma rede de proteção assistencial, médica e educativa na Paraíba por meio da comissão estadual da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Nacionalmente, esta instituição foi criada pelo Estado Novo (1937-1945) quando da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O texto lança mão das ferramentas teórico-metodológicas de Michel Foucault sobre a genealogia do poder e reflete sobre a emergência da biopolítica como modo de tomar a vida como objeto do saber e dos cálculos e intervenções políticas do Estado sobre o corpo da população em seu conjunto. Deste modo, ao analisar o Boletim da LBA na Paraíba e por meio deste material problematizar as fotografias, mapas, dados demográficos e textos produzidos para dar visibilidade ao problema da infância naquele momento, busca-se construir uma análise que permita refletir sobre a emergência de uma das primeiras políticas públicas de Estado com foco na infância no Brasil e, a partir do diálogo com obras de referência no campo da historiografia da infância e dos estudos sobre a imagem, pensar o estatuto político da infância nesse momento e as estratégias políticas usadas para constituir modos de governar os corpos infantis e a infância pobre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).