Contra os negacionismos:
A História Pública, o ensino de história e o papel do professor de História como intelectual público no combate aos abusos do passado
Abstract
Neste artigo, buscamos realizar uma revisão bibliográfica acerca da relação entre a História Pública e o Ensino de História enquanto um meio necessário no combate aos negacionismos históricos e aos abusos do passado. Para isso, dividimos este manuscrito em três partes. Na primeira, tratamos sobre os negacionismos e como essa prática é uma ameaça à historiografia, ao ensino de história e à democracia. Na segunda, debruçamo-nos sobre o necessário papel do Ensino de História e a História Pública frente a tais ameaças, ressaltando as relações entre esses âmbitos e a teoria da história. Por fim, destacamos como a união entre a História Pública e o Ensino de História consiste em uma complementaridade essencial no combate aos negacionismos sobre o conhecimento histórico, enfatizando a função do historiador e do professor de História como intelectuais públicos e éticos, na tarefa de realizar mediações entre a Universidade e diversos grupos sociais, com base nas proposições de Marta Rovai (2018), Fernando Penna e Rodrigo Ferreira (2018).
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