Contra os negacionismos:

A História Pública, o ensino de história e o papel do professor de História como intelectual público no combate aos abusos do passado

Autores/as

  • Elvis de Almeida Diana

Resumen

 Neste artigo, buscamos realizar uma revisão bibliográfica acerca da relação entre a História Pública e o Ensino de História enquanto um meio necessário no combate aos negacionismos históricos e aos abusos do passado. Para isso, dividimos este manuscrito em três partes. Na primeira, tratamos sobre os negacionismos e como essa prática é uma ameaça à historiografia, ao ensino de história e à democracia. Na segunda, debruçamo-nos sobre o necessário papel do Ensino de História e a História Pública frente a tais ameaças, ressaltando as relações entre esses âmbitos e a teoria da história. Por fim, destacamos como a união entre a História Pública e o Ensino de História consiste em uma complementaridade essencial no combate aos negacionismos sobre o conhecimento histórico, enfatizando a função do historiador e do professor de História como intelectuais públicos e éticos, na tarefa de realizar mediações entre a Universidade e diversos grupos sociais, com base nas proposições de Marta Rovai (2018), Fernando Penna e Rodrigo Ferreira (2018).

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Publicado

2024-03-12

Cómo citar

DIANA, Elvis de Almeida. Contra os negacionismos:: A História Pública, o ensino de história e o papel do professor de História como intelectual público no combate aos abusos do passado. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 911–942, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/48150. Acesso em: 14 dec. 2025.