A loucura engarrafada: as interpretações do alcoolismo pela Liga Brasileira de Higiene Mental nas décadas de 1920 e 1930

Autores

  • Igor Morais Silva FCHS - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campos de Franca - Unesp

Resumo

Inserido no contexto da expansão dos hospitais psiquiátricos, hospícios e manicômios no Brasil, esse tem por objetivo analisar e problematizar os debates e concepções higienistas sobre o alcoolismo na primeira metade do século XX, sobretudo as décadas de 1920 e 1930. O trabalho se propõe a problematizar os motivos que levaram os médicos da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) a aderirem um projeto antiálcool em nome de uma sociedade civilizada e em progresso.  Para tanto, os escritos publicados por médicos no periódico Arquivo Brasileiro de Higiene Mental (ABHM), de responsabilidade da LBHM, se constituem em fontes caras para o nosso intento. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

22-09-2025

Como Citar

SILVA, Igor Morais. A loucura engarrafada: as interpretações do alcoolismo pela Liga Brasileira de Higiene Mental nas décadas de 1920 e 1930. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–23, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/51259. Acesso em: 7 dez. 2025.