A loucura engarrafada: as interpretações do alcoolismo pela Liga Brasileira de Higiene Mental nas décadas de 1920 e 1930
Resumo
Inserido no contexto da expansão dos hospitais psiquiátricos, hospícios e manicômios no Brasil, esse tem por objetivo analisar e problematizar os debates e concepções higienistas sobre o alcoolismo na primeira metade do século XX, sobretudo as décadas de 1920 e 1930. O trabalho se propõe a problematizar os motivos que levaram os médicos da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM) a aderirem um projeto antiálcool em nome de uma sociedade civilizada e em progresso. Para tanto, os escritos publicados por médicos no periódico Arquivo Brasileiro de Higiene Mental (ABHM), de responsabilidade da LBHM, se constituem em fontes caras para o nosso intento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Igor Morais Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







