Circulação de ideais de liberdade e cidadania no Haiti revolucionário
um estudo a partir do periódico Gazette de Saint-Domingue, politique, civile, économique et littéraire (1791)
Abstract
Este artigo se propõe a investigar a circulação de ideais de liberdade e cidadania em São Domingos – atual Haiti –, durante a Revolução Haitiana (1791-1804), com base na leitura do periódico Gazette de Saint-Domingue, politique, civile, économique et littéraire. Affiches, annonces et avis divers. Serão priorizadas as edições publicadas de 20 de agosto a 21 de setembro de 1791, período que coincide com a fase inicial do processo revolucionário. A partir de elementos fornecidos pela análise da fonte, pretende-se focar na experiência e agência de sujeitos negros, como escravizados, livres de cor e libertos, que tiveram papel fundamental como disseminadores das notícias de liberdade no Caribe. Por meio da leitura desse jornal objetiva-se entender as demandas e interesses políticos próprios desses sujeitos, levando em conta que essas características foram fundamentais para a irrupção e fortalecimento do processo revolucionário.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 João Vitor Valeriano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).