Circulação de ideais de liberdade e cidadania no Haiti revolucionário
um estudo a partir do periódico Gazette de Saint-Domingue, politique, civile, économique et littéraire (1791)
Resumen
Este artigo se propõe a investigar a circulação de ideais de liberdade e cidadania em São Domingos – atual Haiti –, durante a Revolução Haitiana (1791-1804), com base na leitura do periódico Gazette de Saint-Domingue, politique, civile, économique et littéraire. Affiches, annonces et avis divers. Serão priorizadas as edições publicadas de 20 de agosto a 21 de setembro de 1791, período que coincide com a fase inicial do processo revolucionário. A partir de elementos fornecidos pela análise da fonte, pretende-se focar na experiência e agência de sujeitos negros, como escravizados, livres de cor e libertos, que tiveram papel fundamental como disseminadores das notícias de liberdade no Caribe. Por meio da leitura desse jornal objetiva-se entender as demandas e interesses políticos próprios desses sujeitos, levando em conta que essas características foram fundamentais para a irrupção e fortalecimento do processo revolucionário.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 João Vitor Valeriano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).