BNH: perspectiva histórica da edificação de conjuntos habitacionais.
Abstract
a história do Banco Nacional de Habitação origina um aumento vertiginoso da urbanidade brasileira, em que seu investimento permeou todo o processo, da produção de matéria prima, ao financiamento das construtoras e chegando ao cidadão que iria residir nos conjuntos habitacionais. Essa história é marcada por ter acontecido em meio a Ditadura Militar Brasileira, em que a habitação tornou-se uma maneira pela qual o regime que foi estabelecido conseguia estabilidade política, promoveu uma alavancagem econômica e profusa edificação habitacional. Entretanto,proporcionou e aprofundou a desigualdade sócio espacial, uma urbanização difusa e desorientada e alta especulação imobiliária. Este artigo se propõe em discutir o que foi essa entidade e quais as consequências que acarretaram as políticas públicas que foram estabelecidas no Brasil após o Golpe de 1964.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Luiz Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).