BNH: perspectiva histórica da edificação de conjuntos habitacionais.
Resumen
a história do Banco Nacional de Habitação origina um aumento vertiginoso da urbanidade brasileira, em que seu investimento permeou todo o processo, da produção de matéria prima, ao financiamento das construtoras e chegando ao cidadão que iria residir nos conjuntos habitacionais. Essa história é marcada por ter acontecido em meio a Ditadura Militar Brasileira, em que a habitação tornou-se uma maneira pela qual o regime que foi estabelecido conseguia estabilidade política, promoveu uma alavancagem econômica e profusa edificação habitacional. Entretanto,proporcionou e aprofundou a desigualdade sócio espacial, uma urbanização difusa e desorientada e alta especulação imobiliária. Este artigo se propõe em discutir o que foi essa entidade e quais as consequências que acarretaram as políticas públicas que foram estabelecidas no Brasil após o Golpe de 1964.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luiz Soares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).