A representação mítica de Juscelino Kubitschek em “Os anos JK” de Silvio Tendler
Abstract
O artigo tem como objetivo analisar o documentário “Os anos JK” de Silvio Tendler e compreender a representação utilizada pelo diretor. Com o golpe civil militar, Juscelino seria colocado em ostracismo político até sua morte. Quatro anos após isso, no contexto de abertura política, o filme é lançado aos cinemas, resgatando a figura política que foi Kubitschek. Além de relatar o período do governo em si, o documentário também mostra todo o período democrático anterior e posterior a presidência de JK. Com um alto teor político e crítico, “Os anos JK” busca trazer a discussão da democracia e da ditadura e introduzir a uma nova geração, um momento anterior aonde existia o respeito a constituição e as instituições.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 André Ricardo Zimmermann Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).