A representação mítica de Juscelino Kubitschek em “Os anos JK” de Silvio Tendler
Resumen
O artigo tem como objetivo analisar o documentário “Os anos JK” de Silvio Tendler e compreender a representação utilizada pelo diretor. Com o golpe civil militar, Juscelino seria colocado em ostracismo político até sua morte. Quatro anos após isso, no contexto de abertura política, o filme é lançado aos cinemas, resgatando a figura política que foi Kubitschek. Além de relatar o período do governo em si, o documentário também mostra todo o período democrático anterior e posterior a presidência de JK. Com um alto teor político e crítico, “Os anos JK” busca trazer a discussão da democracia e da ditadura e introduzir a uma nova geração, um momento anterior aonde existia o respeito a constituição e as instituições.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 André Ricardo Zimmermann Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).