Uma réplica a Von Martius

José Oiticica e a proposição de uma nova normatividade para a prática historiográfica no alvorecer republicano

Autores/as

  • Vicente da Silveira Detoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Piero di Cristo Carvalho Detoni Universidade de São Paulo

Resumen

O presente escrito se constitui na transcrição do texto Como se deve escrever a história do Brasil, de autoria de José Rodrigues Leite e Oiticica (1882-1957), publicado na Revista Americana em quatro partes ao longo do primeiro semestre do ano de 1910. Estabelecendo um diálogo aberto com a Dissertação homônima de Karl Von Martius o texto propõe uma nova normatividade para a prática historiográfica em virtude dos debates, acirrados na virada do século XIX para o XX no Brasil, sobre a cientificidade do conhecimento histórico, e da necessidade de se determinar um sentido para a história do Brasil após a Proclamação da República em 1889. A transcrição segue a grafia original e as notas contidas no texto são do seu autor.

Biografía del autor/a

  • Vicente da Silveira Detoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do prof. Dr. Fernando Nicolazzi. Possui graduação em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Piero di Cristo Carvalho Detoni, Universidade de São Paulo

    Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, sob a orientação da profa. Dr. Raquel Glezer. Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação do prof. Dr. Fernando Nicolazzi. É graduado em História pela mesma instituição.

Publicado

2019-06-25