Entre práticas e representações sociais: imprensa e relações de trabalho no Tempo Presente (Santa Catarina, 1980 – 1990)

Autores/as

  • Geovanni Rocha Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve interpretação histórica acerca das representações sociais formuladas em torno das relações de trabalho durante o processo de redemocratização brasileiro. As análises desta proposta foram desenvolvidas por meio de uma investigação abrangente realizada no jornal Diário Catarinense. Compreende-se que as práticas discursivas que circularam no periódico tiveram relevância no sentido de acomodar conflitos e reafirmar as projeções feitas por entidades empresariais e personagens que integravam o governo de Santa Catarina, sobretudo no que diz respeito ao interesse em delimitar as relações de trabalho aos padrões culturais do chamado “novo capitalismo”. Na tentativa de sustentar o argumento apresentado, será acentuado a cobertura do meio de comunicação durante os debates travados na subcomissão de direitos dos trabalhadores da Assembleia Nacional Constituinte.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

JUNIOR, Geovanni Rocha. Entre práticas e representações sociais: imprensa e relações de trabalho no Tempo Presente (Santa Catarina, 1980 – 1990). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 193–212, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/25026. Acesso em: 25 dec. 2025.