Entre práticas e representações sociais: imprensa e relações de trabalho no Tempo Presente (Santa Catarina, 1980 – 1990)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve interpretação histórica acerca das representações sociais formuladas em torno das relações de trabalho durante o processo de redemocratização brasileiro. As análises desta proposta foram desenvolvidas por meio de uma investigação abrangente realizada no jornal Diário Catarinense. Compreende-se que as práticas discursivas que circularam no periódico tiveram relevância no sentido de acomodar conflitos e reafirmar as projeções feitas por entidades empresariais e personagens que integravam o governo de Santa Catarina, sobretudo no que diz respeito ao interesse em delimitar as relações de trabalho aos padrões culturais do chamado “novo capitalismo”. Na tentativa de sustentar o argumento apresentado, será acentuado a cobertura do meio de comunicação durante os debates travados na subcomissão de direitos dos trabalhadores da Assembleia Nacional Constituinte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geovanni Rocha Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).