As mulheres foram à luta:
A militância feminina estudantil na Ditadura Militar brasileira
Resumen
Resumo: O presente estudo tem como objetivo problematizar as representações das mulheres que fizeram parte da militância política durante a ditadura militar. Tendo como foco a participação feminina frente ao movimento estudantil nas décadas de 1960 e 1970, visa contemplar os impactos da atuação das militantes frente a então crescente onda de conservadorismo que assolava o Brasil após o golpe de 1964. Assim, por meio de um movimento de “lapidação” buscamos resgatar a memória destas mulheres, primeiramente, analisando o contexto histórico, o papel das universidades na formação política da sociedade brasileira e, por fim, a presença destas nas frentes estudantis por meio da análise documental de três trajetórias, Helenira Resende de Souza Nazareth, Catarina Meloni Assirati e Suely Yumiko Kanayama. As reflexões presentes baseiam-se a partir da análise documental presente do Arquivo Nacional e da Comissão Nacional da Verdade, dialogando com autores que debruçam sobre as frentes de resistência à repressão militar, Marcelo Ridenti e Renan Quinalha, às propriedades narrativas voltadas às mulheres, como Danielle Tega, e Maria Amélia de Almeida Teles.
Palavras-chave: Ditadura militar; militância feminina; movimento estudantil.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruna Ferreira Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).