“Rumo à abertura”: um debate historiográfico sobre a transição política (1974-88)
Resumo
Este artigo pretende analisar as recentes interpretações historiográficas sobre o momento da transição política da ditadura militar brasileira à Nova República (1974-1988). Várias análises já priorizaram sistematizar os estudos sobre o golpe e o início da ditadura, mas o mesmo não ocorreu quanto ao processo oposto, de abertura e redemocratização. Metodologicamente, pretendeu-se realizar uma revisão bibliográfica, buscando uma compreensão ampla do campo de pesquisa a partir sobretudo de fontes secundárias Concluiu-se que, mesmo que as obras analisadas seja trabalhos de grande relevância acerca do regime militar, ainda falta um trabalho de maior fôlego para pensar o período com mais densidade, com uma forte base em pesquisa empírica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Clara Cavalcanti, Angélica Müller

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







