Cinema e Revolução: A perspectiva revolucionária de Serguei Eisenstein em "O Velho e o Novo" (1929)

Autores

  • Ana Beatriz Ferreira Marques UFRJ

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e interpretar o filme O Velho e o Novo (1929), dirigido pelo cineasta soviético Serguei Eisenstein. A trama gira em torno de Marfa, uma camponesa pobre que percebe a necessidade de mudança em seu ambiente. Acompanhamos sua jornada enquanto ela se transforma em uma agente política, enfrentando diversos desafios até alcançar seu objetivo: a substituição do antigo pelo novo, com a coletivização e a mecanização substituindo o controle desigual dos kulaks. Assim, além de explorar a situação individual de Marfa, Eisenstein oferece uma reflexão mais ampla sobre o contexto histórico do início da revolução stalinista. Este artigo propõe discutir como a História e o Cinema podem ser articulados ao analisar as representações da revolução promovida por Stalin, por meio do uso do método documentário e a interpretação de imagens, de Ralf Bohnsack.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

FERREIRA MARQUES, Ana Beatriz. Cinema e Revolução: A perspectiva revolucionária de Serguei Eisenstein em "O Velho e o Novo" (1929). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 363–388, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/55338. Acesso em: 24 dez. 2025.