História, Literatura e Memória nos escritos de José Lutzenberger

Autores/as

Palabras clave:

História; , testemunho., José Lutzenberger

Resumen

Este artigo analisa o papel do testemunho, aqui especificamente das memórias escritas pelo arquiteto alemão José Lutzenberger, nas disciplinas de História e Literatura. Os escritos do alemão, que imigrou para Porto Alegre nos anos 1920, depois de ter lutado na Primeira Guerra Mundial, pretendem-se um relato fiel à realidade, mas os analisamos aqui (embora o texto ainda não esteja publicado) como uma narrativa de testemunho e um apoio à historiografia, com o apoio de teóricos com Ricoeur, Sarlo e Le Goff. A narrativa das experiências foi escrita com a finalidade de apresentar a vida pregressa do autor à sua descendência, mas, além de procurar ancestrais, Lutzenberger desvenda sua personalidade e enriquece a história local contando fatos que vivenciou dos lugares por onde passou.   

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Hecker Luz, PUCRS
    É mestre e doutorando em História pela PUC/RS Pontifícia Universidade Cat​ólica do Rio Grande do Sul.
    Sua área de pesquisa é imigração Alemão para o RS e seu temas conexos. No doutorado pesquisa o processo de assimilação do Engenheiro e Arquiteto Alemão José Lutzenberger. É professor de História da rede Estadual  de Educação Do Rio Grande do Sul.

Referencias

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994 [1955], p.197-221.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico Escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009 [2005].

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009 [2006].

LUTZENBERGER, Joseph. Unsere Vorfarhen und wir [nossos antepassados e nós (Autobiografia)]. Porto Alegre: manuscrito [alemão], 1935.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1992 [1988].

MONTERO, Rosa. A louca da casa. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2004 [2003].

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas: Unicamp, 2007 [2000].

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 [2005].

SCHÖNPFLUG, Daniel. A era do cometa: o fim da primeira guerra e o limiar de um novo mundo. São Paulo: Todavia, 2018 [2017].

SILVA, Wilton. Espelho de Palavras. In: Grafia da vida Reflexões e experiência com a escrita biográfica. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

UMBACH, Rosani Ketzer. Violência, memórias da repressão e escrita. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; GINZBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot (orgs). Escritas da violência, vol. 1: o testemunho. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

KUNRATH, Milena; HECKER LUZ, João. História, Literatura e Memória nos escritos de José Lutzenberger. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–13, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/60670. Acesso em: 12 dec. 2025.