História, Literatura e Memória nos escritos de José Lutzenberger
Palabras clave:
História; , testemunho., José LutzenbergerResumen
Este artigo analisa o papel do testemunho, aqui especificamente das memórias escritas pelo arquiteto alemão José Lutzenberger, nas disciplinas de História e Literatura. Os escritos do alemão, que imigrou para Porto Alegre nos anos 1920, depois de ter lutado na Primeira Guerra Mundial, pretendem-se um relato fiel à realidade, mas os analisamos aqui (embora o texto ainda não esteja publicado) como uma narrativa de testemunho e um apoio à historiografia, com o apoio de teóricos com Ricoeur, Sarlo e Le Goff. A narrativa das experiências foi escrita com a finalidade de apresentar a vida pregressa do autor à sua descendência, mas, além de procurar ancestrais, Lutzenberger desvenda sua personalidade e enriquece a história local contando fatos que vivenciou dos lugares por onde passou.
Descargas
Referencias
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994 [1955], p.197-221.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico Escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009 [2005].
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009 [2006].
LUTZENBERGER, Joseph. Unsere Vorfarhen und wir [nossos antepassados e nós (Autobiografia)]. Porto Alegre: manuscrito [alemão], 1935.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1992 [1988].
MONTERO, Rosa. A louca da casa. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2004 [2003].
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas: Unicamp, 2007 [2000].
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 [2005].
SCHÖNPFLUG, Daniel. A era do cometa: o fim da primeira guerra e o limiar de um novo mundo. São Paulo: Todavia, 2018 [2017].
SILVA, Wilton. Espelho de Palavras. In: Grafia da vida Reflexões e experiência com a escrita biográfica. São Paulo: Letra e Voz, 2012.
UMBACH, Rosani Ketzer. Violência, memórias da repressão e escrita. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; GINZBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot (orgs). Escritas da violência, vol. 1: o testemunho. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Milena Kunrath, João Hecker Luz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







