Paradoxos do apoio comunista a criação do Estado de Israel:  Uma investigação à luz da natureza política do Estado Soviético

Autores/as

  • Breno Ventura Barbosa PPGHC- UFRJ

Palabras clave:

URSS; Palestina; Israel

Resumen

O presente artigo tem como objetivo explicitar as motivações para o apoio da União Soviética à criação do Estado de Israel em 1948. Em um primeiro momento tratamos, de maneira sintética, do sionismo em sua dimensão discursiva e prática, além da conjuntura e do contexto que permitiram a realização de seu projeto, diga-se a criação de um Estado Judeu. Posteriormente, traçamos uma análise sobre a natureza política do Estado Soviético através do conceito de Stalinismo, trabalhado por Leon Trotski e a subsequente leva de historiadores que contemplaram tal terminologia.  Tal movimento nos permitiu a formulação da hipótese de que, em função da conjuntura internacional específica e da natureza política do regime que formou-se na União Soviética, a posição de reconhecimento da criação do Estado de Israel era uma possibilidade de garantir os objetivos políticos soviéticos na arena internacional. Igualmente, a estabilidade e possibilidade de prejudicar, ainda que minimamente, a influência britânica na região foram algumas das motivações que atravessaram tal decisão.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Breno Ventura Barbosa, PPGHC- UFRJ

    Graduado em Licenciatura em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestrando em História pela mesma instituição, no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC- UFRJ). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trotski / Trotskismo e a Historiografia (GEPTH) e também integra o Laboratório Europa: Literatura, Arte, Política, Sociedade (LAELAPS).

Referencias

Antunes, R. C. Os comunistas no Brasil: as repercussões do VI Congresso da Internacional Comunista e a Primeira Inflexão Stalinista no Partido Comunista do Brasil (PCB). Campinas: Cadernos AEL. 2012.

Coggiola, Osvaldo. O sionismo: da luta contra o antissemitismo ao Neocolonialismo in Guerra Israel - Palestina e crise mundial. São Paulo: Livraria da Física. 2024.

Deutscher, Isaac. Stálin, uma biografia política. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 2006.

Fishman, Nina. Essentialists and realists: reflections on the historiography of the CPGB. Communist History Network Newsletter. 2001.

Gomes, R. Aaura. Interesses da URSS no Oriente Médio in A questão Palestina e a Fundação de Israel. Dissertação de mestrado em Ciência Política na Universidade de São Paulo. 2001.

June, Edmunds. ‘The Left’s Views on Israel: From the establishment of the Jewish state to the intifada. Tese de doutoramento em Ciência Política London School of Economics and Political Science. 1997.

Junior, Vandercleo C. Corrêa. É como se a história sangrasse: A Nakba contínua palestina nas obras de Joe Sacco. Monografia em História. Instituto de História: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024.

Kelemen, Paul. British Communists and the Palestine Conflict, 1929-1948. 2006.

Khalid, Rashid. Palestina: um Século de Guerra e Resistência (1917-2017). Todavia. São Paulo, 2024.

Klugman, James. History of the Communist Party of Great Britain. Volume I.

Lenin, Collected Works, Vol. 19, pp. 370-371, Lawrence and Wishart, 1963.

Lênin, Vladimir. Últimos escritos e Diário das secretárias. São Paulo: Editora José Luís e Rosa Sundermann, 2012.

Lênin, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução. São Paulo: Boitempo. 2017.

Mannhaim, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Marx, Karl. O capital. Volume 3. São Paulo: Boitempo, 2017.

Monteiro, Marcio; Romão, Morgana. O Stalinismo e a União Soviética segundo a interpretação de Leon Trotsky. Revista Aurora, 2020.

Murphy, Kevin. As origens e significados do stalinismo. On-line: Revista Movimento, 2017.

Nexo Jornal. As origens do Estado de Israel e do conflito com os palestinos. You Tube. 14 de maio de 2018.

Pappé, Ilan. A limpeza étnica na Palestina. São Paulo: Editora Sundermann, 2016.

Pinsky, Jaime. Prefácio in Marie, Jean Jacques. História da Guerra Civil Russa (1917-1922). São Paulo: Editora Contexto. 2017.

Podtchkoldin, Aleksandr. “1922: O nascimento da partidocracia” In Coggiola, Osvaldo (Org.). Trotsky hoje. São Paulo: Ensaio, 1994.

Pons, Silvio. Império, Estado e ideologia na URSS stalinista. São Paulo. Lua Nova, 75: p. 99-113. 2008.

Rogan, Eugene. O desastre palestino e suas consequências in Os Árabes: Uma história. Rio de Janeiro: Zahar. 2021.

Said, Edward. A questão da Palestina. São Paulo: Editora Unesp. 2011.

Srebrnik, Henry. The British Communist Party's National Jewish Committee and the Fight Against Anti-Semitism During The Second World War. Patterns of Prejudice, vol. 23, no. 3, 1989.

Thorpe, Andrew. The British Communist Party and Moscow (1920-1943). Manchester: Manchester University Press. 2000.

Trotski, Leon. A revolução Traída. São Paulo: Editora Iskra. 2023.

Weston, Fred. Stalin´s responsability in the creation of Israel and its disastrous consequences. Communist: International Marxist Tendency, 1 ago. 2025. Disponível em: https://communist.red/stalins-responsibility-in-the-creation-of-israel-and-its-disastrous-consequences/. Acesso em: 1 ago. 2025.

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

VENTURA BARBOSA, Breno. Paradoxos do apoio comunista a criação do Estado de Israel:  Uma investigação à luz da natureza política do Estado Soviético. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–20, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/60837. Acesso em: 15 jan. 2026.