Diálogo (necessário) entre o Ensino de História Indígena e Interculturalidade Crítica

Autores

  • Leomar Oliveira Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A temática indígena em sala de aula ganhou amparo legal pela Lei 11.645/08, tornando o seu ensino obrigatório em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Portanto, para trabalhar está temática tão sensível, discutimos ela em diálogo com educação intercultural crítica, objetivando criar um campo para uma postura pedagógica que possibilite descontruir estereótipos sobre os povos indígenas. Em termos metodológicos: as atividades escritas e o relatório de estágio foram averiguados pela análise do discurso, proposta Eni P. Orlandi. A análise das atividades e das discussões em sala os discentes mostraram-se capazes de enxergando os grupos autóctones como agentes históricos com suas especificidades étnico-culturais. Destarte, este diálogo permite romper com determinadas visões sobre os indígenas, respeitando a diferença e valorizando-a.

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Publicado

2021-01-31