O pincel de Timantes: pintura, erudição e panegírico na História da América Portuguesa, de Sebastião da Rocha Pita (1730)
Palabras clave:
Período Colonial, Historiografia, RetóricaResumen
Exploro neste artigo a aproximação entre pintura e história realizada tanto por Sebastião da Rocha Pita quanto pelos censores da obra História da América Portuguesa (1730). Rocha Pita mobiliza frequentemente referências pictóricas em auxílio a uma prosa histórica que se aproxima do panegírico. Essa prosa tem por objetivo tornar os acontecimentos visíveis através de uma narração ornada. Numa época, entretanto, na qual os preceitos da erudição e da crítica documental ganhavam força em Portugal, essa é uma escolha arriscada por parte do autor, que se vê forçado a protestar a veracidade de sua história assim como o estilo elevado que escolheu para sua narrativa. Uma mirada ampla para os problemas da história setecentista, com atenção aos desdobramentos com relação às artes visuais e à poesia, permite compreender a extensão do que está em jogo nos diferentes entendimentos sobre o que é a escrita da história efetuado pelos personagens desta trama.Descargas
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