Dimensões raciais e políticas educacionais: usos do passado na conformação dos valores estadonovistas

Autores/as

  • Thiago de Souza Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em História Social

Palabras clave:

Livro didático, política educacional, relações raciais

Resumen

O recrudescimento do nacionalismo é a principal marca do período que a historiografia convencionou chamar de Era Vargas (1930-1945). A preocupação com a unidade entre os diferentes atores sociais e colocar os diferentes setores do país nos trilhos da modernidade orientaram o conjunto de medidas elaborado pelo poder central. Porém, foi no Estado Novo (1937-1945) que iniciativas de políticas públicas mais intervencionistas foram adotadas para conformar suas normas e valores. A pretensão com a formação do sentimento patriótico fez das políticas educacionais peças fundamentais para realização de tal ambição. Assim, a literatura escolar, para além de suas funcionalidades educacionais, é considerada um dispositivo caro à divulgação do projeto político de coesão nacional. Neste artigo, analisaremos a abordagem feita sobre as relações raciais no livro didático de História. Para nós a preocupação do Estado com a unidade nacional envolve a busca por uma identidade que revelasse, entre outras coisas, papel desempenhado por cada um dos elementos étnicos na construção do país, a fim de forjar um pressuposto ideológico de uma relação racial harmônica.

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Biografía del autor/a

Thiago de Souza Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em História Social

Doutorando em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História Social (2016) e Licenciado em História (2011) pela mesma instituição/ bolsista CAPES (abr. 2014/ mar. 2016).

Foi pesquisador e assistente de documentação no Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros -IPEAFRO- (2010-2014). Desenvolve pesquisa na área de História com ênfase nos seguintes temas: Ensino de História, Biografia Sociablidade Intelectual.

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Publicado

2017-05-31