Chico Buarque: dramaturgo (1967-1978)
Palabras clave:
Arte e política, História do Teatro Brasileiro, Chico BuarqueResumen
O presente artigo objetiva analisar a produção dramatúrgica de Chico Buarque, a fim de apontar a existência de uma linha de trabalho entre as quatros peças por ele escritas. Partindo do pressuposto de que o projeto de um dramaturgo se expressa na composição do roteiro teatral e não necessariamente nas encenações que nele se baseiam, tomou-se como fontes principais os quatro roteiros teatrais escritos por Buarque, cuja análise será cotejada por elementos a eles externos, sempre que se faça necessário. A partir desta análise, intenta-se contribuir para o adensamento dos estudos historiográficos do teatro, bem como para uma abordagem da obra buarqueana a partir de uma ótica ainda pouco explorada por historiadores: a sua escrita dramatúrgica.Descargas
Citas
BRANDÃO, Tânia. As lacunas e as séries: padrões de historiografia nas “Histórias do Teatro no Brasil”. In: MOSTAÇO, Edélcio (org.). Para uma história cultural do teatro. Florianópolis: UDESC/CEART, 2010.
______________. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Petrobrás, 2009.
BUARQUE, Chico. Roda-Viva. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
Buarque, Chico. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.
BUARQUE, Chico; GUERRA, Ruy. Calabar – o elogio da traição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota d’água. São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
CABRAL, Nara Lya. O malandro em cena: representações da malandragem e identidade nacional em peças de Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque. Revista Anagrama (USP), v. 5, p. 1-18, 2012.
_______________. Sexualidade e poder, transgressão e resistência: reflexões sobre a canção Geni e o Zepelim, de Chico Buarque de Holanda. Revista JIOP (Jornada Interartes Outras Palavras), v. 2, p. 106-129, 2011
CARDENUTO, Reinaldo. O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro. Tese de Doutorado, USP, São Paulo: 2014.
CARVALHO, Jacques Elias de. Roda Viva (1968) de Chico Buarque: a dramaturgia e a cena teatral sob a ótica da crítica especializada. Fênix, v. 1, n. 1, Uberlândia, pp. 1-14, 2004.
GARCIA, Miliandre. A luta agora é na Justiça: o processo censório de Calabar. PolHis - Boletín Bibliográfico Electrónico del Programa Buenos Aires de Historia Política, v. 9, Buenos Aires, p. 267-282, 2012
_______________. Ou vocês mudam ou acabam: teatro e censura na ditadura militar (1964-1985). Tese de Doutorado, UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
GARCIA, Walter. Apontamentos sobre uma canção para teatro: “Funeral de um lavrador”. Literatura e Sociedade (USP), p. 160-173, 2011.
HEREDIA, Cecilia. A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar (1971-1985). Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 2015.
HERMETO, Miriam. “O engajamento, entre a intenção e o gesto: o campo teatral brasileiro durante a ditadura militar”. In: AARÃO REIS FILHO, Daniel; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2014.
______________. "Olha a Gota que falta". Um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975 - 1980). Tese de Doutorado, UFMG, Belo Horizonte: 2010.
HOLANDA, Chico Buarque de. O gênio nasce. In: Melo Neto, João Cabral de. Morte e Vida Severina: auto de Natal pernambucano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
MACIEL, Diógenes André Vieira. O teatro de Chico Buarque. In: Rinaldo de Fernandes (org.). Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. Poesia e política em Chico Buarque. 2ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000.
________________________. Figuras do feminino na canção de Chico Buarque. 2ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2001.
MICHALSKI, Yan. O teatro sob pressão. Uma frente de resistência. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1989.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
VIANNA, Luiz Werneck. O americanismo: da pirataria à modernização autoritária (e o que se pode seguir). IN: Buarque, Chico. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).