A intertextualidade do gênero de terror em Midsommar (2019) de Ari Aster

Autores

  • Átila Fernandes dos Santos Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás

Resumo

A partir da teoria da linguagem de Bakhtin pretendemos discutir o cinema de Ari Aster em Midsommar: O mal não espera a noite (2019). Nossa proposta passa por quatro pontos principais; a história do conceito do cinema de terror analisando suas transformações no tempo e no espaço de produção da linguagem; a relação de contaminação e diálogo de Midsommar com as obras de horror voltadas para o grande público; as polêmicas envolvidas dentro do gênero de terror e o suposto novo sub-gênero ‘‘pós-horror’’. Por fim, os caminhos enunciativos da direção de Aster, ao construir em Midsommar uma metalinguagem que reflete a história do cinema de gênero de terror.

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Publicado

29-01-2022

Como Citar

FERNANDES DOS SANTOS, Átila. A intertextualidade do gênero de terror em Midsommar (2019) de Ari Aster. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 295–323, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/35508. Acesso em: 26 dez. 2025.