Saudade dos “anos dourados” e a alegoria da debacle nacional em Santiago (2007), de João Moreira Salles

Authors

  • Vinícius Piassi Mestrando em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo discute a articulação de um discurso saudoso dos chamados “anos dourados”, a mítica década de 1950, com um diagnóstico de decadência contemporânea do Brasil no documentário Santiago (2007), do cineasta e produtor carioca João Moreira Salles. A partir de uma análise fílmica voltada para o percurso espacial traçado na rememoração das lembranças de infância e juventude do diretor nessa produção, abordada pela crítica cinematográfica sobretudo do ponto de vista de seus méritos estéticos e por sua autorreflexividade, esta reflexão focaliza a construção imagética no filme da antiga residência da família Moreira Salles no Rio de Janeiro, destacando a atribuição de um sentido alegórico totalizante para o seu cenário e a elaboração de um discurso ancorado na saudade de um passado áureo, tanto familiar quanto nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-10-02

How to Cite

PIASSI, Vinícius. Saudade dos “anos dourados” e a alegoria da debacle nacional em Santiago (2007), de João Moreira Salles. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 538–561, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/39533. Acesso em: 25 dec. 2025.