As representações da Folha de São Paulo sobre o PTB no regime presidencial de João Goulart (1963)

Autores

Resumo

A presente pesquisa acadêmica tem como objetivo analisar as representações da Folha de São Paulo sobre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no regime presidencialista de João Goulart, mas especificamente no ano de 1963. Inicialmente, busca-se contextualizar o período passando pelos ambientes mundial, latino-americano e brasileiro. Em seguida, remete-se acerca da renovada inserção do estudo da imprensa na seara de fontes primárias do historiador, passando para a caracterização da atuação da imprensa no governo Goulart. Para encerrar o estudo, analisar-se-á as representações emanadas pela Folha de São Paulo sobre o PTB, utilizando seus editoriais para identificar suas estratégias textuais e posicionamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eric Patrick Silva de Faria Rocha, Univesidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

    Graduado em Licenciatura em História pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC); Especialista em Política e Sociedade pelo IESP/UERJ. Mestrando em História Política pela Univesidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

SILVA DE FARIA ROCHA, Eric Patrick. As representações da Folha de São Paulo sobre o PTB no regime presidencial de João Goulart (1963). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 789–811, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/52570. Acesso em: 24 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)