A rua vai ao ateliê e vice-versa: arte como resistência em Claudio Tozzi

Autores

  • Alexandre Pedro de Medeiros Mestrando em História da Arte Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Arte e autoritarismo, Apropriação, Claudio Tozzi

Resumo

O artista visual paulistano Claudio Tozzi desenvolveu no período 1964-1968 uma poética engajada, segundo a qual fabricou trabalhos comprometidos em problematizar a realidade política e social do Brasil. Deste modo, este artigo tem como principal objetivo analisar como esta tomada de posição de resistência por Tozzi frente aos problemas políticos, sociais e estéticos significava nas obras. Neste período, o artista inspirado em Marcel Duchamp e na Arte Pop desenvolveu uma operação de apropriação racional ou intencional de imagens e objetos, a qual descontextualizava os elementos apropriados a fim de subverter sua significação original, porém, guardando o vestígio da referência, em prol de um discurso formado pela relação desses itens no trabalho construído. Assim, a partir de uma análise dos trabalhos USA e abUSA (1966) e Nós somos os guardiões-mór da sagrada democracia nacional (1967), apresenta-se uma interpretação histórica do diálogo entre fenômenos artísticos e fenômenos políticos e sociais compreendido nestas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pedro de Medeiros, Mestrando em História da Arte Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista pela CAPES. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.

Downloads

Publicado

2015-05-30