Cultura visual e memória no ensino de história local: projeto educativo em Uberlândia (2023-2024)
Resumen
A partir do conceito de cultura visual, o artigo é um relato de experiência sobre o projeto educativo “A construção social da memória de Uberlândia perspectivada por imagens”, desenvolvido nos componentes curriculares Projetos Interdisciplinares II e III (PROINTER II e III) do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com habilitação em Licenciatura. Esse projeto tem caráter teórico-prático e foi realizado na Escola Municipal Cívico-Militar Hilda Leão Carneiro, também no município de Uberlândia (MG), junto a estudantes de 9° ano do ensino fundamental, do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. A atividade consistiu em trabalhar, em conjunto com os estudantes, a compreensão sobre as representações iconográficas e museológicas do passado e do presente da cidade em que vivem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Luiza Alves de Oliveira da Silva, Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Michael Kennedy Oliveira Diniz, Flávia Renata Martins

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







