Cultura visual e memória no ensino de história local: projeto educativo em Uberlândia (2023-2024)

Autores/as

Resumen

A partir do conceito de cultura visual, o artigo é um relato de experiência sobre o projeto educativo “A construção social da memória de Uberlândia perspectivada por imagens”, desenvolvido nos componentes curriculares Projetos Interdisciplinares II e III (PROINTER II e III) do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com habilitação em Licenciatura. Esse projeto tem caráter teórico-prático e foi realizado na Escola Municipal Cívico-Militar Hilda Leão Carneiro, também no município de Uberlândia (MG), junto a estudantes de 9° ano do ensino fundamental, do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. A atividade consistiu em trabalhar, em conjunto com os estudantes, a compreensão sobre as representações iconográficas e museológicas do passado e do presente da cidade em que vivem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-07-07

Cómo citar

ALVES DE OLIVEIRA DA SILVA, Ana Luiza; DE CARVALHO CUNHA, Nara Rúbia; OLIVEIRA DINIZ, Michael Kennedy; MARTINS, Flávia Renata. Cultura visual e memória no ensino de história local: projeto educativo em Uberlândia (2023-2024). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/56511. Acesso em: 7 dec. 2025.