A relação das elites romanas com Ariobarzanes III e Ptolomeu XII: O endividamento na construção da dominação romana no mediterrâneo antigo

Autores

Resumo

Nesse artigo nós procuraremos demonstrar a forma com que o imperialismo romano era utilizado e legitimado pela ideologia dominante para justificar a forma com que as elites romanas se relacionavam com os demais povos do Mediterrâneo Antigo. Inicialmente apresentaremos o que era e como se vincularam ideologia e imperialismo e, em sequência, demonstraremos como as elites utilizavam essas categorias para fundamentar a relação de dominação sobre Egito e Capadócia no Século I AEC, tendo as relações financeiras como uma de suas ferramentas na construção desse relacionamento entre estes e Roma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ian Cartaxo, USP

    Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mestre em História Econômica pela FFLCH-USP (2024), Bacharel (2021) e Licenciado (2022) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

21-08-2025

Como Citar

CARTAXO, Ian. A relação das elites romanas com Ariobarzanes III e Ptolomeu XII: O endividamento na construção da dominação romana no mediterrâneo antigo. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–22, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/58141. Acesso em: 8 dez. 2025.