Chamada para dossiê de 2025

19-04-2024

Chamada

Os avanços tecnológicos que estamos experimentando há algumas décadas inevitavelmente têm repercussões em muitas áreas da vida e da atividade humana. Nesse sentido, os campos da linguagem, da tradução e da didática não estão isentos das contribuições das TIC, especialmente após a pandemia da COVID-19, um fenômeno que modificou de forma paradigmática as formas de se realizar a didática em seu sentido mais amplo. Nos últimos quatro anos, tanto os professores quanto os alunos se depararam com uma série de dificuldades práticas que, em muitos casos, se tornaram novos desafios e oportunidades. Embora os recursos de informática já estivessem sendo usados prontamente mesmo antes da eclosão da pandemia, o ensino à distância destacou tanto as vantagens quanto as desvantagens do novo cenário, revelando uma série de deficiências no campo do ensino. No entanto, nesse cenário de luz e sombra, houve vários casos de boas práticas de ensino envolvendo a participação ativa dos alunos, tanto em nível escolar quanto universitário. Hoje, a situação voltou à normalidade e vale a pena questionar essa nova "normalidade", pois as mudanças que vêm ocorrendo no campo da didática vieram para ficar.


Este número monográfico tem como objetivo reunir uma série de contribuições científicas no campo do ensino de línguas estrangeiras e da tradução no novo cenário causado pela pandemia da COVID-19. Em consonância com o exposto, este número monográfico tem como objetivo apresentar casos de pesquisa, pesquisa-ação e experimentação pedagógica na área de ensino de línguas estrangeiras e tradução, sejam eles escritos ou orais. Os artigos podem se enquadrar nas seguintes áreas:

- TIC e ensino de línguas estrangeiras
- ICT e o ensino de tradução (escrita e/ou oral)
- Novas abordagens para o ensino de idiomas e tradução
- Novos contextos e ambientes educacionais
- Contribuição da tecnologia para a linguística aplicada ao ensino de idiomas
- Reflexões sobre boas práticas no ensino de idiomas pós-pandemia
- Vantagens e desvantagens da inteligência artificial
- Treinamento de alunos/professores em face das mudanças trazidas pela inteligência artificial